quarta-feira, 21 de março de 2007

Botos sofrem matança desordenada no entorno de Mamirauá (AM)
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) alertam para um problema grave que está acontecendo no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM): a matança desordenada de botos. Alguns animais foram encontrados mutilados por anzóis e redes de pesca. Segundo a pesquisadora do INPA e do projeto Boto (RDSM), Vera da Silva, a cena é triste, mas serve de alerta para as agressões que os golfinhos de água doce: boto- tucuxi, Sotalia fluviatilis, e o boto-vermelho ou cor-de-rosa, Inia geoffrensis, estão sofrendo.
A matança está acontecendo porque os animais servem de iscas para a pesca do peixe piracatinga, Calophysus macropterus, o qual é apreciado como alimento na Colômbia e encontrado em muitas partes da bacia do Amazonas, por exemplo, na área coberta pela RDSM.
Leia mais.
Processo de vida do boto – Semelhante ao do homem, ou seja, com fases bem definidas: filhote, infantil, juvenil e adulta, ele pode viver por até 45 anos. A fase de reprodução da fêmea inicia-se aos oito anos de idade, enquanto a do macho acredita-se que com 10 anos ou mais. A fêmea tem apenas um filhote por gestação, que dura quase um ano. Durante os dois primeiros anos, ela dedica toda a atenção à amamentação do seu filhote. Devido a isso, a próxima gestação acontecerá somente no terceiro ano.
“Alguns pescadores acreditam que os botos se reproduzem como coelhos, o que não é verdade. Quando se tem uma retirada maior do que a reposição de animais na natureza, há o decréscimo rápido e considerável da população”, alertou Vera da Silva. Ela disse que antes da matança o boto-vermelho estava na categoria vulnerável, um tipo de classificação de conservação, a qual sub-divide-se em: vulnerável, ameaçado e criticamente ameaçado. Entretanto, caso a pressão continue da forma atual ele, rapidamente, entrará na categoria ameaçado. Leia mais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial